relação sintático-semântica entre frases e orações (coesão e coerência, conjunções, pronomes relativos,
preposições e operadores argumentativos textuais); de empregar adequadamente as vozes do verbo em função
das construções e da natureza do texto; os recursos estilísticos, tais como as figuras de linguagem e recursos
estruturais; a construção e organização sintática das frases e dos períodos (relação entre classes de palavras
e funções sintáticas e semânticas) assim como os efeitos discursivos (intenções via codificação linguística e
objetivos); o conhecimento das literaturas brasileira, portuguesa e sua relação intertextual com as produções do
mundo (incluindo-se produções dos países de língua portuguesa), nos vários períodos de produção (períodos
literários e intertextualidade); a relação entre a produção literária e a realidade cultural e histórica em que se
produziram os textos.
REDAÇÃO
A produção de textos deverá avaliar a capacidade de desenvolver e organizar as ideias, seja:
a) expondo-as criticamente, apresentando teses e argumentos de maneira lógica e abordando criativamente o
tema proposto; ou
b) desenvolvendo uma narrativa dotada de sentido, em que os elementos constituintes (fato, personagens,
espaço, tempo, causa e consequência) se correlacionem de modo a compor o enredo.
A variedade culta da língua portuguesa, com suas estruturas gramaticais, será o padrão para avaliar a redação.
Os princípios de coesão, coerência do texto, progressão temática e a propriedade das soluções linguísticas em
nível sintático-semântico serão observados. A fuga ao tema proposto anula a Redação, que receberá, nesse
caso, nota zero. A prova de redação tem valor de 0 a 100 pontos.
A nota atribuída às redações segue uma escala de 0 a 10, sempre com a atribuição de ponto inteiro (0, 1,
2 etc.). A nota é definida com base em critérios que levam em conta tanto a apresentação e o desenvolvimento
do conteúdo (ideias, argumentos) quanto a adequação do texto aos princípios da norma culta.
Um e outro têm, na correção, igual importância e peso e são mutuamente condicionantes, ou seja, a
insuficiência em um ou outro critério (ou ambos) pode acarretar anulação da redação.
O primeiro critério prioriza, na correção, a adequação do texto ao tema e ao gênero propostos. Verificam-se,
assim: a aderência do texto produzido ao tema dado, de modo a aferir se a redação se enquadra no eixo
temático proposto bem como se é desenvolvido de acordo com a tipologia textual solicitada (dissertativa ou
narrativa); se o texto apresenta ideias que, no desenvolvimento, estão lógica e coerentemente associadas; a
organicidade e a unidade textuais, observando-se se a redação constitui um conjunto articulado de partes em
torno do tema e a existência de informatividade, associada à argumentação coerente e posicionamento claro,
sempre com foco no tema. A aderência do texto ao tema proposto é uma condição de suma importância,
pelo fato de demonstrar, em primeira instância, as habilidades de leitura e compreensão de texto, pressupostos
para toda e qualquer forma de comunicação verbal, sujeita a condições sempre determinadas de produção,
quer se considerem, aí, aspectos pragmáticos (tais como os fins dos interlocutores), quer aspectos estilísticos
(como é o caso das especificidades dos gêneros textuais), entre outros.
O segundo critério leva em conta a obediência aos princípios da modalidade culta e escrita da língua, com
especial ênfase no plano sintático do texto, observando-se a coerência estilística. Ressalta-se, nesse caso, a
necessidade de manutenção, ao longo do texto, de modalidade linguística adequada a tal situação comunicacional.
Esse critério considera ainda a seleção lexical (vocabulário preciso e adequado à expressão das ideias utilizadas
para o desenvolvimento das teses defendidas); a sintaxe de concordância, regência e colocação; a correção
no emprego de conectores lógico-argumentativos (com destaque para conjunções, preposições e locuções); os
princípios de coerência e coesão centrados em paragrafação e pontuação e a grafia das palavras. Esse critério
está associado a habilidades necessárias e indispensáveis aos estudantes do ensino superior, sendo o domínio
da modalidade culta da língua materna condição indissociável do grau de complexidade das habilidades (leitura,
intelecção, produção textual, entre outras) e dos conhecimentos exigidos nos componentes curriculares dos
cursos de graduação.
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