Projetos de oito unidades foram selecionados para a etapa final do ‘Spark, uma iniciativa voltada para transformar ideias de universitários em negócios inovadores
Projetos de oito Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) chegaram à etapa final do Programa Spark, promovido pelo Sebrae For Startups, uma iniciativa voltada a estudantes universitários que desejam transformar ideias em negócios inovadores. Como prêmio, os alunos responsáveis pelas propostas estão participando de um bootcamp, que começou na segunda (2) e se encerra hoje (4) na Capital.
Durante os três dias de atividades, os jovens estão participando de palestras sobre ciência e tecnologia, oficinas sobre formação de equipes e pivotagem de modelos de negócio, além de debates sobre propriedade intelectual e questões societárias. A programação inclui, também, mentorias especializadas em mercado e captação de recursos, oficinas de prototipagem e visitas a hubs de inovação como o Learning Village, o State e o Cubo Itaú.
O Spark durou quatro meses e teve duas fases antes do bootcamp. A primeira reuniu milhares de inscritos em atividades de capacitação online, com conteúdos sobre validação de problema e solução, construção de produto mínimo viável e primeiras vendas. Na segunda etapa, os melhores projetos receberam mentorias individuais para aprimorar suas propostas e apresentar pitches às bancas de especialistas.
Para o aluno da Fatec Sebrae Rodrigo Rodrigues participar do programa é fundamental para apresentar e aperfeiçoar a proposta da startup que está desenvolvendo com os colegas Luiz Fernando Ramos Filho, Tainá Campos e João Victor Vaz em um ambiente de tecnologia e empreendedorismo. Eles criaram a Vincular, uma construtech que conecta clientes e arquitetos em um ecossistema digital.
Rita de Cássia Melo, estudante da Fatec Jundiaí – Deputado Ary Fossen, acrescenta que a troca de experiências e as mentorias proporcionadas pelo bootcamp estão contribuindo para o aprimoramento da proposta que estão desenvolvendo. A solução, nomeada de Tapete Didático Pedagógico, é voltada à alfabetização de crianças entre cinco e oito anos, incluindo estudantes neurodivergentes e deficientes visuais. A equipe do projeto conta, ainda, com os alunos Sara de Oliveira Miguel e Lucca de Melo Muniz e orientação dos professores Luciana Ferreira Baptista e Cláudio Luís Vieira Oliveira.
O próximo passo para os alunos que participam da iniciativa será o Programa Start, que oferecerá novas possibilidades de desenvolvimento para os projetos dentro do ecossistema Sebrae For Startups.
Indaiatuba
Na Fatec Indaiatuba – Dr. Archimedes Lammoglia, as alunas Jasmine Janaina Martins Soares Leite, Giovana Carolina Felipe de Oliveira e Joselaine dos Santos desenvolveram o JustinGreen (JIG), dispositivo para higiene bucal que utiliza pequenas porções de fio dental em uma haste reutilizável. A proposta, orientada pelos professores Bárbara Regina Lopes Costa e Alexandre Serrano, busca reduzir o consumo de material e minimizar a geração de resíduos.
Jundiaí
A Fatec Jundiaí – Deputado Ary Fossen foi representada por Rita de Cássia Melo, Sara de Oliveira Miguel e Lucca de Melo Muniz, criadores do Tapete Didático Pedagógico, voltado à alfabetização de crianças de cinco a oito anos, inclusive estudantes neurodivergentes e com deficiência visual. O protótipo, desenvolvido com orientação dos professores Luciana Ferreira Baptista e Cláudio Luís Vieira Oliveira, combina estímulos visuais, auditivos e táteis, integrando letras em relevo e Braille a uma plataforma digital que emite sons e imagens.
Sebrae
Na Fatec Sebrae, Rodrigo Rodrigues, Luiz Fernando Ramos Filho, Tainá Campos e João Victor Vaz apresentaram a Vincular, uma construtech que conecta clientes e arquitetos em um ecossistema digital. A iniciativa busca oferecer transparência em reformas e obras, integrando ferramentas de gestão que aumentam a confiança entre contratantes e profissionais.
Itapetininga
O aluno Samuel de Morais Siqueira, da Fatec Itapetininga, levou ao bootcamp a Naturex, solução para cultivo urbano de hortaliças com uso de internet das coisas e inteligência artificial. O sistema automatiza o plantio em pequenos espaços, reduz custos e amplia a eficiência da produção.
Ipiranga
A Fatec Ipiranga – Pastor Enéas Tognini participou com a Next Badge, plataforma que valida competências técnicas e comportamentais por meio de badges digitais personalizados. Inspirada nas diretrizes do Fórum Econômico Mundial, a iniciativa conecta profissionais a empresas e estimula a atualização constante de habilidades. A equipe é formada por André Luiz Araujo Carvalho, Gabriel Martins Braulino, Danilo Lopes da Silva, João Pedro de Souza Vieira, Nathan Domingos Calderon e Pedro Yoshio Vieira Shibayama, com orientação dos professores Rodrigo Bossini e Ana Cláudia Tiessi.
Osasco
A estudante Alicia Cristina Vieira Faria, da Fatec Osasco – Prefeito Hirant Sanazar, apresentou a Kasōtex, uma iniciativa voltada para o setor têxtil. A proposta busca reduzir o impacto ambiental causado por resíduos de tecido, recolhendo-os e transformando-os em novos materiais para empresas e consumidores.
Franca
Na Fatec Franca – Dr. Thomaz Novelino surgiu a ProFincred+, consultoria criada pela aluna Eliane Ribeiro Januário. A proposta auxilia pequenos e médios empresários no acesso a editais de fomento público e privado, facilitando a captação de recursos e ampliando oportunidades de crescimento.
São Bernardo do Campo
A Fatec São Bernardo do Campo – Adib Moises Dib foi representada por Fernanda Araújo, idealizadora da Invictas, plataforma online aliada a uma comunidade presencial voltada ao fortalecimento da autonomia feminina em relacionamentos. O ambiente promove apoio mútuo, atividades de autodesenvolvimento e redes de solidariedade entre mulheres.