Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.docx)
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

FORMATAÇÃO DO ARTIGO

Formato do Arquivo

  • O arquivo deverá estar obrigatoriamente no formato .DOCX

Configurações do Documento

  • Formato: A4 (297 x 210 mm)
  • Margens: superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
  • Número de páginas: mínimo de 12 e máximo de 23, incluindo apêndices e anexos.

idioma

  • Língua preferencial: português
  • Outras línguas permitidas: inglês, espanhol, francês ou italiano.

 

Formato do texto

  • Tipo e tamanho de fonte: Times New Roman e tamanho 12.
  • Espaçamento: 1,5
  • Espaçamento entre as referências: 1,0

ESTRUTURA DO ARTIGO/RELATO

Título

  • No idioma em que o artigo foi escrito, tamanho 12, negrito, alinhamento centralizado sempre em LETRAS MAIÚSCULAS. Deixar uma linha em branco.
  • Após linha em branco, na mesma configuração do título em português, inserir título traduzido em inglês (ou outro idioma, caso o artigo tenha sido escrito em inglês).
  • Finalizar com uma linha em branco.

Autor(es)

  • Nome do autor (sem titulação) com iniciais em letras maiúsculas e último sobrenome todo em maiúsculas.

- E-mail

     - Instituição de origem, cidade e país

Se houver mais de um autor, deverá ser citado em ordem alfabética.

RESUMO

Parágrafo único, contínuo e justificado. Deve-se iniciar com a palavra “Resumo” em negrito, seguido de dois pontos. O texto do resumo deve ter entre um mínimo de 150 e máximo de 200 palavras.

Palavras-chave

Alinhadas à esquerda, em negrito, com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. No mínimo 3 e no máximo 5, separadas por ponto e vírgula e ponto no final.

ABSTRACT e KEYWORDS

Na língua inglesa, seguem o mesmo padrão do Resumo e Palavras-chave.

Para artigos escritos em outra língua, o Abstract e Keywords devem estar na língua portuguesa.

Corpo do texto

  • Deve conter introdução, desenvolvimento e considerações finais, cabendo ao(s) autor(es) a melhor forma para apresentar ou desenvolver seu trabalho.

Títulos e subtítulos

Títulos: letras MAIÚSCULAS, alinhados à esquerda, fonte Times New Roman, 12, negrito, sem numeração.

Subtítulos: inicia-se com letra maiúscula e demais minúsculas, alinhados à esquerda, negrito.

Apêndice e Anexos

O Apêndice é opcional.  Quando houver, deve vir após as referências em nova página.

Anexos (quando houver) devem estar após as referências e Apêndice(s) em nova página.

CITAÇÕES

  • Norma ABNT, sistema Autor-ano.

Em caso de dúvida, consulte o capítulo 4, página 47, do documento Diretrizes para Apresentação da USP, disponível em http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/459/413/2006

REFERÊNCIAS

  • Norma ABNT, sistema Autor-ano.
  • Em ordem alfabética crescente.
  • Referências de sites também devem seguir a norma ABNT.
  • Não adicionar linha em branco entre as referências.

FORMATAÇÃO DE ELEMENTOS VISUAIS

  • São considerados elementos visuais figuras, tabelas e quadros.
  • Os elementos visuais devem estar nítidos.
  • Não é permitida a utilização de caixas de texto para inserção de títulos, legenda e/ou fonte.
  • AS FIGURAS E TABELAS NÃO DEVEM SER EMOLDURADAS, EXCETO OS QUADROS.
  • Todos os elementos visuais devem estar centralizados.
  • Disposição vertical do elemento, respeitando as margens do documento.

Todo elemento deve possuir:

  • Título – na parte superior do elemento. Fonte do título: Times New Roman, 10;
  • Legenda – Opcional. Deve ser aplicada unicamente para tabelas e quadro para explicações adicionais e escrita abaixo do elemento. Fonte de texto: Times New Roman, 10.

Figura

Intitulam-se como figuras as fotografias, desenhos técnicos, gráficos, ilustrações, SmartArt e printscreen.

Devem estar sem bordas ou qualquer efeito do Word;

Não colocar imagem lado a lado. Se houver mais de uma imagem seguida, estas deverão estar uma embaixo da outra.

ATENÇÃO: NÃO SERÃO PERMITIDAS FOTOGRAFIAS QUE ENVOLVAM PESSOAS, mesmo que parciais ou não identificáveis (as fotografias permitidas podem exibir somente objetos, animais, construções, maquetes, ambientes etc.). A utilização de fotografias que não obedeçam às características descritas causará o INDEFERIMENTO do trabalho.

Fonte: Deve ser identificada no sistema autor-data. Se for figura elaborada pelos autor(es), deverá ser identificada como “Elaborado pelos autor(es)”.

Tabelas

  • As tabelas contêm números, como dados estatísticos ou quantitativos.
  • Não utilizar cores de fundo.
  • As colunas não devem ser delimitadas por traços verticais. Os traços horizontais superiores e inferiores ao cabeçalho, assim como o traço final da tabela devem ter espessura 2 ¼ pontos.
  • Fonte do texto: Times New Roman, 10.

 Quadros

  • Similar à tabela, porém pode conter também texto.
  • Não utilizar cores de fundo.
  • Linhas externas devem ter 1,5 ponto e as linhas internas, 1 ponto.
  • Fonte do texto: Times New Roman, 10, justificado à esquerda em todas as células

NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS FORA DAS NORMAS ACIMA.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Os periódicos publicados no Portal Alunos recebem tratamento dos dados pessoais de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira (Lei nº 13.709/2018), seus princípios e fundamentos.

Os dados solicitados para cadastro são aqueles relacionados à identificação para acesso e ao perfil acadêmico do usuário e serão utilizados unicamente para os serviços prestados por este portal, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os dados pessoais informados se restringem aos necessários para a viabilidade jurídica, tendo como finalidade a identificação do titular dos direitos e respectivo conteúdo.

Além de permitir o acesso ao sistema de submissão, avaliação e gerenciamento dos periódicos, os dados pessoais são coletados e armazenados para:

  • Gerenciar os dados internamente para desempenhar as funções realizadas pelo Comitê Editorial de cada periódico, como triagem e avaliação;
  • Realizar pesquisas internas, solucionar problemas e analisar dados;
  • Verificar e validar a identidade dos autores, para fins de cadastro e cumprimento da legislação;
  • Prevenir atividades potencialmente ilegais, combater fraudes e crimes cibernéticos;
  • Entrar em contato para comunicar informações sobre o periódico ou procedimento de manutenção no sistema.

A política de privacidade pode ser atualizada, mediante comunicação prévia aos usuários cadastrados. O direito de acesso de manutenção aos dados pessoais é fornecido pelo próprio sistema e, desejando excluir ou havendo dificuldades em alterá-los, a tratativa será  mediatamente atendida e respondida entrando em contato com o departamento responsável pelo portal Publicações Alunos pelo alunos@vik.net.br