No dia 20 de agosto de 2024, com visitantes em massa de alunos da Etec e Fatec e com uma fila enorme de 2 horas de espera para entrar no pavilhão 7 São Paulo Expo, mais de 10.000 alunos compareceram e prestigiaram projetos das Etecs e Fatecs nesse dia, no intervalo das 11 as 14 hs (sendo 2 horas na fila).
A Minipa apresentou seus Robôs Educacionais é uma empresa que tem excelentes equipamentos para laboratórios eletrônicos, aparelhos de medição e agora com seus kits de robótica educacionais.
Vejam alguns projetos muito interessantes:
Cadeira de transposição para acamados com baixa mobilidade
FATEC JAHU | JAÚ
Autora: Milene Checoni
Orientadores: Flávio Ventura, Marcos Bonifácio
A estudante desenvolveu uma cadeira para transferir pessoas acamadas ou com baixa mobilidade de um assento ou cama para outro móvel, com mínimo esforço tanto para o paciente quanto para o cuidador. Produzido em aço carbono, material durável e resistente, o protótipo tem sistema de elevação por pistão hidráulico, que permite o ajuste da altura do assento, e mecanismo de abertura na parte traseira para facilitar a acomodação do paciente, entre outras funcionalidades.
EcoSynergy – monitoramento ambiental sustentável
ETEC LAURO GOMES | SÃO BERNARDO DO CAMPO
Autores: Rafael Evangelista, Anderson Alves, Gabriel Levinbook
Orientadora: Rosa Shimizu
O EcoSynergy é uma ferramenta de gestão ambiental, que controla a emissão de gases e detecta incêndios em
ambientes industriais de pequeno e médio porte. Sensores integrados são capazes de detectar monóxido e dióxido de carbono, amônia, benzeno, óxido nítrico e presença de fumaça. O sistema funciona por meio de plataformas web e mobile, combinando tecnologias como computação em nuvem, internet das coisas (IoT) e Arduino.
Mão robótica para sinais em libras
ETEC DE MATTOS CARVALHO | MATÃO
Autores: Murilo Santos, Lillian Ferreira
Orientador: Rogério Varavallo
Acionada por comando de voz, a mão robótica desenvolvida pelos estudantes traduz palavras para a língua brasileira de sinais (Libras), auxiliando na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e ouvintes. Na construção do protótipo foram utilizadas tecnologias acessíveis como impressão 3D, Arduíno Uno, servomotores e conexão via Bluetooth, o que torna o projeto viável para reprodução por pessoas com conhecimentos básicos em eletrônica e robótica.
Devergente – rede social voltada para pessoas neurodivergentes
FATEC COTIA | COTIA
Autores: Nathalia Oliveira, Victor Nazario, Reinaldo Silva
Orientadores: Vickybert Freire, Meg Andrade
Pessoas neurodivergentes têm uma condição neurológica que transforma o processamento de informações no cérebro – é o caso dos transtornos do espectro autista (TEA) e do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), dislexia e síndrome de Tourette, entre outras. A comunidade Devergente é uma rede social pensada como espaço seguro e acolhedor para esses grupos. Uma possibilidade de conexão com quem entende e respeita suas experiências e necessidades.