É incrível como a história pode propagar a mentira por mais de 500 anos, nunca houve sensatez em todos os alunos que pesquisaram e estudaram Ricardo III, a mentira parecia tão convincente nas peças do famoso Shakespeare, que jamais surgiram dúvidas para contestar, tornou-se uma verdade.
Em 2012, descobriram onde foi enterrado o Ricardo III, com certeza por um aluno que muitas interrogações surgiram em sua cabeça, com certeza com o peso de mais de 500 anos de histórias mentirosas nas suas costas.
Descobriram que Ricardo III, não era corcunda, era escoliose, não se arrastava ou espantava cachorros conforme peças de Shakespeare, a prova do esqueleto de Ricardo III contesta toda a história.
Na atualidade o que mais surgem são os defensores de Shakespeare (FARIA, 2018):
"Apesar de as peças históricas de Shakespeare terem sido baseadas em fatos reais, elas são um trabalho da sua imaginação. O bardo não tinha intenção de ser fiel à história, desejando entreter sua audiência. Por isso, ele muda e omite certos eventos que não servem para a narrativa que ele quis criar. O público inglês era bastante familiarizado com os eventos que se sucederam no período da Guerra das Rosas e tais batalhas eram parte de sua cultura. Além disso, as obras shakespearianas podem ser vistas como um meio de utilizar eventos históricos para expressar opiniões e críticas políticas da época. Tais peças nos dão uma ideia da sociedade e da política medieval através do ponto de vista dos Tudors no qual Ricardo III era representado com uma deformidade horripilante tanto física como interior. Curiosamente, é essa representação que molda sua fama nos dias de hoje."
A história prova que jamais devemos acreditar 100 % no que vemos, ouvimos ou sentimos, assim fica muito difícil de se tirar conclusões, mas uma coisa é certa, a busca do conhecimento ajuda muito e sem a tecnologia somos exatamente nada.
Assistam o filme " O Rei Pedido".
Referências:
https://brasil.elpais.com/brasil/2014/12/05/ciencia/1417766925_030802.html
https://abralic.org.br/anais/arquivos/2018_1547570428.pdf
https://www.primevideo.com/-/pt_PT/detail/O-Rei-Perdido/0O4TCAXZ44RYYZ8W5X9FZ4OL42