A operação do data center é uma das indústrias que mais crescem no mundo. A Agência Internacional de Energia projetou recentemente que a demanda global de eletricidade do data center mais do que dobrará até 2026. Nos Estados Unidos, a perspectiva nacional pode se assemelhar à perspectiva global, mas é altamente incerta.
Uma das principais incertezas que podem mudar a trajetória do crescimento da carga do data center é o uso de modelos generativos de IA. Tanto a imaginação pública quanto a corporativa foram desencadeadas pelo lançamento do ChatGPT da OpenAI em 30 de novembro de 2022. Evidências sobre a forma como essas ferramentas serão usadas e o quanto elas mudarão as necessidades computacionais está apenas começando a surgir. Estima-se que esses primeiros aplicativos exijam cerca de dez vezes a eletricidade – de 0,3 watt-hora para uma pesquisa tradicional do Google para 2,9 watts-hora para uma consulta Chat-GPT – para responder às consultas do usuário. A criação de músicas, fotos e vídeos originais baseados em prompts de usuário e outros aplicativos de IA emergentes podem exigir muito mais poder. Com 5,3 bilhões de usuários globais da Internet, a adoção generalizada dessas ferramentas poderia levar a uma mudança radical nos requisitos de energia. Por outro lado, a história mostrou que a demanda por aumento do processamento foi em grande parte compensada por ganhos de eficiência do data center.
EPRI destaca três estratégias essenciais para apoiar a rápida expansão do data center:
- Melhorias na eficiência do data center
- Coordenação estreita entre desenvolvedores de data centers e empresas elétricas em relação às necessidades de energia, tempo e flexibilidade do data center, bem como suprimentos elétricos e restrições de entrega.
- Melhores ferramentas de modelagem para planejar os investimentos de mais de 5 a 10 anos necessários para antecipar e acomodar o crescimento do data center sem afetar negativamente outros clientes e identificar estratégias para manter a confiabilidade da rede com essas grandes e novas demandas.