Economia Circular: Micro Datacenter Sustentável (Inovação Tecnológica)

Aluno da Fatec SBC apresenta TCC que viabiliza Datacenter (Micro Datacenter) internamente nas empresas ou pequenos empreendedores com notebooks usados.

O projeto de pesquisa propõe a possibilidade de um datacenter sustentável a baixo custo, apresentando a configuração de hardware necessária e o passo a passo para a configuração da solução.

O estado da arte consiste na utilização de um notebook usado (usualmente descartado por grandes empresas, mas que são ótimos para uso pessoal e para pequenas e médias empresas).

Ele será utilizado por meio de conexão em fibra óptica com IP Fixo, sistema operacional para servidores Linux e software gratuito de controle para gerenciamento WEB.

Notebooks de alto desempenho após poucos anos de uso costuma ser substituídos e revendidos, por serviços de e-commerce, a baixo custo.

Mesmo usados, possuem uma obsolescência extensa, são confiáveis, estáveis, duram muito tempo e consomem

 pouca energia.

São descartados por empresas, por exemplo, do ramo médico ou militar que utilizam tecnologia de ponta e possuem verba para reposição de equipamento a prazos que, para a realidade de empresas menores, podem ser considerados tecnologia avançada. 

Desta forma estes equipamentos estão ao alcance para pessoas jurídicas e físicas colaborando para a economia circular, pelo reaproveitamento de equipamentos que virariam lixo eletrônico e ainda apresentam eficiência de recursos.

Eles permitem a configuração de servidores em diversas linguagens de programação, garantindo confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Além da pesquisa bibliográfica realizada, esse projeto apresentou uma pesquisa aplicada configurando um datacenter sustentável e documentando os passos necessários para que usuários dos mais diversos ramos de atividades usufruam desta solução.

Esses notebooks passam por normas militares dos Estados Unidos (MIL-STD-810) para poderem ser utilizados em qualquer situação, dentro de limites extremos de temperatura, pressão e resistência e são descartados após 4 anos de uso, por obsolescência programada de software, mas o hardware resiste por 30 anos.

Um simples e-mail local (São Paulo) percorre 12.000 quilômetros para ir e mais 12.000 quilômetros para chegar para o seu vizinho receber, uma mensagem de WhatsApp, também percorrem distancias absurdas, o desperdício de energia elétrica é assustador, 10% de toda energia consumida nos Estados Unidos é consumida pelos Datacenters que estão nos Estados Unidos, onde está o maior tráfego de dados mundial, a Inteligência artificial será o vilão do consumo de energia mundial (iea.org).

Condições extremas

 

Temperaturas altas

 

Temperaturas baixas

 

Mapa dos Datecenters no Mundo

 

Datecenters da Microsoft no Mundo

 

Artigos relacionados

Economia Circular
Economia Circular
16ª FETEPS 2025 conecta mentes brilhantes a desafios reais
16ª FETEPS 2025 conecta mentes brilhantes a desafios reais
Telemática Fractal projeto Alunos Tecnologia